Quais são os alimentos funcionais e como ajudam a nossa saúde

Embora, naturalmente, todos os alimentos sejam funcionais, uma vez que proporcionam sabor, aroma e valor nutritivo, nas últimas décadas o termo funcional vem sendo aplicado a alimentos e ingredientes que possuem uma característica diferente: a de proporcionar um benefício fisiológico e/ou metabólico adicional, além das qualidades nutricionais básicas encontradas.

Tais alimentos também são vistos como promotores de saúde e podem estar associados à redução ao risco a certas doenças crônicas e degenerativas, como câncer e o diabetes, por exemplo.

É fundamental que a alimentação funcional seja inserida de forma correta na rotina alimentar, por isso é importante que seja individualizada, de acordo com o perfil de cada pessoa, conforme explica a nutricionista Lívia Almeida, com experiência em metabolismo e terapia nutricional. "Manter uma dieta alimentar variada é essencial e importante para que possamos obter os benefícios de cada alimento, mas sem excesso ou escassez, pois das duas formas pode ser prejudicial ao organismo”.

A nutricionista reforça ainda que qualquer pessoa pode manter uma alimentação funcional, porém é preciso respeitar as restrições específicas como, por exemplo, o glúten para quem tem intolerância, o chá verde ou outros alimentos com cafeína para quem tem pressão alta, insônia e ansiedade, e assim por diante. “Por isso é importante buscar orientação individual com um profissional capacitado para isso”.

Lembrando que a ingestão de alimentos funcionais é só mais uma estratégia para prevenir e controlar alguns tipos de doenças crônico degenerativas, mas esses alimentos não impedem o surgimento da doença. “Eles apenas ajudam o organismo a se fortalecer, caso a doença surja. Uma alimentalção equilibrada precisa ser rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas, carnes magras e peixes”, esclarece a nutricionista.

 

 

Esses são os principais compostos e alimentos funcionais testados pela ciência:

Isoflavonas  - Com estrutura química que se assemelha ao estrogênio (hormônio feminino) reduz sintomas da menopausa e é anticâncer. As fontes alimentares são a soja e derivados.

Proteínas de soja – Reduz os níveis de colesterol. As fontes alimentares são a soja e derivados.

Ácidos graxos ômega 3 – Reduzem o LDL (o "colesterol ruim”), tem ação antiinflamatória, e é indispensável para o desenvolvimento do cérebro e da retina de recém-nascidos. As fontes alimentares são os peixes de águas profundas como sardinha, salmão, atum, anchova, arenque etc.

Ácido alfa linolênico - Estimula o sistema imunológico e tem ação antiinflamatória. As fontes alimentares são o óleo de linhaça, colza, soja, nozes e amêndoas.

Catequinas - Reduzem a incidência de certos tipos de câncer e colesterol, e também estimulam o sistema imunológico. As fontes alimentares são o chá verde, cerejas, amoras, framboesas, mirtilo, uva roxa e vinho tinto.

Licopeno – É antioxidante, reduz os níveis de colesterol, e o risco de certos tipos de câncer, como de próstata. As fontes alimentares são o tomate, a goiaba vermelha, o pimentão vermelho e a melancia.

Luteína e Zeaxantina – São antioxidantes e protegem contra degeneração macular (uma parte da retina). As fontes alimentares são as folhas verdes (luteína), pequi e milho (zeaxantina).

Indóis e Isotiocianatos – São indutores de enzimas protetoras contra o câncer, principalmente de mama. As fontes alimentares são a couve-flor, o r epolho, o brócolis, a couve-de-bruxelas, o rabanete e a mostarda.

Flavonóides – Tem atividade anticâncer, vasodilatadora, antiinflamatória e antioxidante. As fontes alimentares são a soja, as frutas cítricas, o tomate, o pimentão, a alcachofra e a cereja.

Fibras solúveis e insolúveis - Reduzem risco de câncer de cólon e melhoram o funcionamento intestinal. As solúveis podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento da obesidade, pois dão maior saciedade. As fontes alimentares são os cereais integrais como aveia, centeio, cevada, farelo de trigo etc; as leguminosas como soja, feijão e ervilha; e as hortaliças com talos e frutas com casca.

Prebióticos, Frutooligossacarídeos,Inulina - Ativam a microflora intestinal, favorecendo o bom funcionamento do intestino. As fontes alimentares são extraídos de vegetais como raiz de chicória e batata yacon.

Sulfetos alílicos (alilsulfetos) – Reduzem o colesterol, a pressão sanguínea, melhoram o sistema imunológico e reduzem risco de câncer gástrico. As fontes alimentares são o alho e a cebola.

Lignanas – Inibem os tumores hormônio-dependentes. As fontes alimentares são a linhaça e a noz moscada.

Tanino – É antioxidante, antisséptico e vasoconstritor. As fontes alimentares são maçã, manjericão, sálvia, uva, caju e soja.

Estanóis e Esteróis vegetais - Reduzem risco de doenças cardiovasculares. As fontes alimentares são os extraídos de óleos vegetais como soja e de madeiras.

Probióticos, Bífidobacterias e Lactobacilos - Favorecem as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de constipação e câncer de cólon. As fontes alimentares são os produtos lácteos fermentados como o leite fermentado e o iogurte