Saiba mais sobre o whey protein, seus benefícios e cuidados

Normalmente ingerido após o treino físico para facilitar a recuperação muscular, o whey protein também pode ser inserido na rotina alimentar, mas é recomendado a orientação de um nutricionista

 

Whey protein é o nome dado para as proteínas do soro do leite. Por ter um alto valor biológico e um excelente perfil de aminoácidos, é um suplemento muito utilizado para recuperação e hipertofia muscular, ou até mesmo para pessoas que tem dificuldade em alcançar a quantidade proteica recomendada diariamente. 

Normalmente ingerida na refeição após o treino físico para facilitar a recuperação muscular, engana-se quem acha que whey protein só deve ser utilizado por quem pratica atividade física. Por ter propriedades antioxidante e modulação do sistema imunológico, o suplemento encaixa-se facilmente na rotina alimentar como forma de complementar a quantidade diária de proteína e pode substituir alimentos como ovo, frango e carne.

 

 

 

Porém, é recomendado que seu consumo seja orientado por um nutricionista. Apesar de ser uma excelente fonte proteica, é importante não extrapolar a quantidade e nem substituir o consumo de proteínas por outras fontes ao longo do dia.  Além disso, há restrições para seu consumo, como, por exemplo, quem tem alergia às proteínas da vaca. “É importante consumir da forma correta, para que a dose e o momento de consumo sejam ajustados de acordo com a rotina e o planejamento alimentar”, orienta o nutricionista clínico e esportivo Thomas Araújo.

 

Não faz milagres

Ele alerta também que é muito importante que os praticantes de atividade física fiquem cientes que, apesar de ajudar no processo de hipertrofia muscular, o whey protein não faz milagres. “A prática de exercício físico, especialmente a musculação, associada a um bom planejamento alimentar, e descanso, são os principais fatores que contribuem para esse processo”, explica.

 

Os tipos de whey protein

 

Concentrado não é tão puro e contém um pouco de gordura e lactose. Esse, diferentemente do que alguns pensam, não engorda e pode ser ingerido pela maior parte da população.

Isolado praticamente não tem gordura e tem traços, ou zero lactose, sendo indicado para pacientes com intolerância a esse componente.

Hidrolisado é a proteína em partículas menores e indicado para quem tem digestão dificultada, a exemplo dos pacientes bariátricos.  

 

Leia também:

Colágeno: como repor

Nutrientes e vitaminas para 50+