Fazer o pré-natal com o pediatra é muito importante

Muita gente não sabe, mas é muito importante iniciar a consulta com o pediatra antes do bebê nascer, de preferência no terceiro trimestre, a partir da 32ª semana de gestação. E em casos específicos, a consulta pode ser feita até mesmo antes deste período.

O pré-natal com o pediatra é importante para orientar sobre todos os cuidados necessários para a chegada do bebê, além de tirar dúvidas que ainda possam existir referentes ao parto, aleitamento materno, e como se preparar para receber o recém-nascido em casa.

Além disso, é importante para estreitar o vínculo de confiança com o pediatra, que vai estar junto da família ao longo de todo o desenvolvimento da criança, conforme esclarece a gastropediatra e nutróloga infantil Katia Baptista Falcão. “Mesmo as mães que já tiveram filhos, também precisam fazer o pré-natal em todas as gestações. A consulta não é só para tirar as dúvidas da mãe, mas também para o pediatra conhecer a família e o contexto em que a criança irá nascer”.

 

Principais dúvidas 

De acordo com a pediatra, ao chegar em casa com o recém-nascido, é importante que a mãe esteja orientada e preparada, já que algumas coisas podem fugir do alcance, e aparecem dúvidas principalmente com a amamentação, mamilos fissurados, bebês que não sugam adequadamente e perda de peso nos primeiros dias.

São bastante as dúvidas, principalmente as que estão na primeira gestação, por isso é importante conversar com o pediatra. "Muitas chegam na consulta com dúvidas sobre o banho do bebê, a amamentação, banho de sol, quanto tempo o bebê pode dormir, e até se precisa dar alguma “fórmula” ou água para o bebê. As dúvidas são muitas”, alerta Dra. Katia.

 

No pré-natal, dentre as principais orientações do pediatra, estão:

• Alimentação da mãe no pós-parto

• Amamentação

• Banho do bebê

• Cuidados com o umbigo

• Higiene do sono

• Convivência e comportamento com os outros moradores da casa, como irmãos e animais de estimação

Em casos de bebês com alguma patologia diagnosticada na gestação como cardiopatias, cromossomopatias ou alterações neurológicas, como hidrocefalia, a consulta será muito importante para discutir as possibilidades de tratamento e ajudar a diminuir a ansiedade dos pais.

 

A pimeira consulta do bebê 

A pediatra alerta que é importante deixar previamente marcado, se for possível, a data provável da primeira consulta do bebê, que deve ser em torno do 2º ou 3º dia após a alta da maternidade. “É preciso fazer uma revisão nos primeiros 3 dias após a alta, para que o pediatra possa avaliar o ganho de peso e a presença de icterícia no recém-nascido”, explica Dra. Katia.

 

Manual SBP

Em abril de 2020, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou o Manual de Orientações da Consulta Pré-Natal com a intenção de diminuir a morbimortalidade neonatal através da antecipação dos riscos no nascimento, na assistência ao parto e na garantia da consulta na primeira semana de vida do recém nascido.

 

Leia também:

Atividades físicas liberadas durante a gravidez

Alimentação correta durante a gravidez ajuda a evitar problemas