
Ciclismo é excelente para a saúde, mas exige cuidados cardiovasculares
Ciclismo é sinônimo de saúde e qualidade de vida, mas deve ser praticado com cuidados preventivos e avaliação médica para não impactar na saúde cardiovascular e gerar traumas graves.
Para além de uma experiência transformadora, que une aventura e estilo de vida, o cliclismo exige cuidados importantes para a saúde cardiovascular, por isso não é recomendado simplesmente montar na bike e sair pedalando quando a intenção é percorrer longas distâncias. "Entre os principais riscos estão infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, desidratação, distúrbios eletrolíticos - como alterações de sódio - e acidentes que podem gerar traumas graves", explica o cardiologista Nivaldo Filgueiras, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e vice-presidente da Associação Bahiana de Medicina (ABM),
Ele alerta que, mesmo sendo uma prática saudável, o ciclismo não está livre de perigos. A avaliação cardiológica, tanto para essa como para outras atividades nessa modalidade, é fundamental. "Os exames médicos permitem identificar fatores de risco, como diabetes, hipertensão e colesterol alto, além de definir as avaliações necessários para garantir segurança”, orienta o cardiologista.
Cuidados necessários
Além dos exames médicos, o especialista destaca que é necessário um programa adaptativo, com supervisão profissional para o treino aeróbico, incluindo musculação para manutenção da massa muscular e acompanhamento com nutricionista para uma dieta balanceada.
Também é recomendado que durante o percurso o ciclista se hidrate adequadamente, com reposição de água, eletrólitos e carboidratos. “Assim como outras atividades físicas, o ciclismo, quando praticado de forma adequada e bem orientada, com avaliação médica e os cuidados necessários durante a atividade, é extremamente benéfico para a saúde cardiovascular", ressalta o especialista.
Ciclismo é tudo de bom
Andar de bicicleta é uma atividade aeróbica de baixo impacto que melhora a capacidade cardiovascular, fortalece os músculos, ajuda a controlar o peso e contribui para a redução da pressão arterial. Além dos ganhos físicos, pedalar também favorece a saúde mental: reduz o estresse, combate a ansiedade e promove sensação de prazer por meio da liberação de endorfina.
Saiba mais sobre: