Mulheres e os desafios da vida moderna: como cuidar do bem-estar físico e mental

A mulher contemporânea conquistou o direito de realizar suas próprias escolhas e passou a ocupar e desempenhar diferentes funções, seja no mercado de trabalho, no ambiente acadêmico, ou chefiando suas carreiras e suas famílias. E, embora tenha conseguido conquistar sua independência e autonomia, na prática ainda é responsável pelas tarefas domésticas e educação dos filhos. 

Assim, o dia a dia da mulher se transformou em uma multiplicidade de papéis, impactando em uma jornada dupla, ou até tripla de trabalho. O resultado é que muitas dessas mulheres se veem sobrecarregada de tarefas e responsabilidades, e a rotina da maioria delas é bem estressante, e se intensificou nessa pandemia, quando muitas se viram em home-office tendo que dar conta de tudo ao mesmo tempo.

A psicóloga Liliane Dias Barbedo, terapeuta com abordagem humanista e transpessoal, com experiência em conduzir grupos de mulheres para fortalecimento do feminino e da autoestima, alerta, ainda, que a manutenção da aparência estética é outro aspecto de cobrança no dia a dia das mulheres. “A sociedade cobra da mulher uma imagem idealizada, o que faz com que ela corra atrás de dietas, tratamentos estéticos e academias. Assim, sua a jornada é desafiante, tendo que lidar com as próprias atividades profissionais, filhos, cursos e especializações, compras de supermercado, academias, sem falar nas outras demandas da vida moderna”.

E como fica o bem-estar e a qualidade de vida em meio a esse turbilhão de cobranças, responsabilidades, ansiedade e rotina puxada? Como lidar com tudo isso sem sofrer os impactos na saúde física e emocional?

A psicóloga explica que as mulheres precisam ampliar os cuidados consigo mesmas em busca da realização dos seus sonhos, seus projetos pessoais, seu propósito de vida, e assim alcançar o bem-estar físico e mental. “Nesse contexto, é preciso se perguntar se está feliz, se está realizada e se sua vida está fazendo sentido. Infelizmente, a sociedade não estimula ou valoriza essa análise. A história mostra que o patriarcado ainda é vigente, mesmo com a transformação no lugar que a mulher ocupa na coletividade. Então, mais uma vez, cabe à mulher ser condutora do movimento de mudança”.

 

 

Apoio familiar

Ela destaca que o apoio familiar é essencial e muito importante. “É preciso buscar uma rede de apoio com os familiares, onde não só tarefas possam ser divididas e compartilhadas, mas também a vida possa ser com equilíbrio e sustentação”.

 

Autoconhecimento e terapia como aliada

De acordo com a psicóloga, a busca pelo autoconhecimento é indispensável para poder estabelecer metas e saber qual é a vida que se deseja viver. Ela explica que, ao desenvolver um relacionamento íntimo consigo mesmo, é possível iniciar um processo que é para toda a vida. “Conhecer a si mesmo vai permitir que você descubra do que gosta, como pensa, sente e age”, enfatiza.  

E buscar ajuda na psicoterapia é essencial. “A terapia tem um alcance amplo e saudável ao ajudar nesse processo. Há quem ainda associe que tratamento terapêutico é para quem é “problemático” ou tem um transtorno mental. Nada disso! É para todos ou, ao menos, deveria ser”.

 

Espiritualidade

A psicóloga destaca que desenvolver o lado espiritual também é importante na busca e manutenção do equilíbrio e bem-estar. “Não estou falando necessariamente de seguir uma religião, mas de conectar-se com as dimensões da vida, através da contemplação da natureza, da meditação e do exercício da gratidão. A ciência tem procurado compreender os efeitos da fé e das orações na recuperação e manutenção da saúde do ser humano. Já existe comprovação do poder dessas práticas para o aumento da disposição física e mental, bem como da vitalidade”, explica a psicóloga.

 

Em busca de saúde e bem-estar

Além da psicoterapia, a psicóloga destaca que, ao longo das últimas décadas, surgiram inúmeras técnicas de práticas físicas, energéticas e espirituais que ajudam quem deseja se cuidar mais e melhor, tornando-se agente de sua própria existência. Abaixo destacamos as sugeridas por ela.

 

 

Para o corpo e a mente  

“Trabalhar o corpo é essencial para estar preparada para uma rotina diária com muito trabalho e atividades”, alerta a psicóloga.  Ela indica algumas opções que aliam atividade física e benefícios emocionais:  

Caminhadas: além de prazeroso, não exige habilidade, pode ser feita praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser executada dentro de casa se você tiver uma esteira.

Pilates: atualmente é uma técnica reconhecida não apenas para tratamento e prevenção de problemas na coluna vertebral, mas também de realinhamento de todo o corpo.

Yoga:  tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente com exercícios que auxiliam para o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem-estar e a disposição.

Tai Chi Chuan: é uma arte marcial chinesa praticada com movimentos realizados lentamente e em silêncio, estimulando a consciência corporal, a concentração e a tranquilidade.

 

Acalma e traz bem-estar

Meditação: através da respiração e da atenção plena, é possível alcançar um estado de quietude e de presença. “A mente nos leva costumeiramente para o passado ou para o futuro, causando depressão ou ansiedade. Ao meditar cotidianamente, e com continuidade, conseguimos acalmar as emoções e relaxar. Sem falar no estado de paz que se alcança com essa prática”, reforça a psicóloga.

Chi Kung: (ou qi gong ) é uma técnica milenar chinesa de treino interior que tem como objetivo o equilíbrio do indivíduo como um todo: físico, mental e espiritual.

Massoterapia: técnica de massagem corporal com finalidades terapêuticas e de relaxamento. “Destaco as massagens ayurvédica e o shiatsu”, sugere a psicóloga.

Aromaterapia: através do aroma e das partículas liberadas por diferentes óleos essenciais ajuda a aliviar a ansiedade, insônia, depressão, asma ou resfriado, além de fortalecer as defesas do corpo.

Auriculoterapia:  através de pontos estimulados na orelha ajuda a aliviar vários sinais e sintomas. Foi oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema. Segundo a psicóloga, é um método que conseguiu impor-se pelos resultados obtidos e por ser pouco invasivo, o que faz com que seja bem aceito pelos pacientes.

Acupuntura: os benefícios desse tratamento têm sido cada vez mais reconhecidos e aplicados para cuidar de diversas áreas da saúde humana, incluindo a saúde mental.

Dança: além de descontrair e trazer alegria, libera tensões. A dança do ventre e a cigana são muito indicadas para as mulheres, por trabalhar a região pélvica e a feminilidade.

A psicóloga também sugere a prática de outras terapias alternativas como o reiki, a cromoterapia, a homeopatia, a fitoterapia e a terapia dos florais. Aqui no site você encontra mais sobre essas e outras terapias alternativas.

 

Assista o vídeo da psicóloga Liliane Barberdo com dicas e orientações para a muher cuidar melhor do seu bem-estar! 

 

Leia também:

A espiritualidade e os benefícios para a saúde

Terapias holísticas ajudam a combater o estresse

Sentimento de culpa: entenda e saiba como lidar

Saúde da mulher: dicas para uma vida mais saudável

Chá de amora e os benefícios para a saúde da mulher