Tem preguiça de malhar, fica entediado? Veja essas dicas

Fazer o que dá mais prazer, malhar em grupo, colocar como prioridade, são algumas dicas que podem ajudar a não perder o estímulo!

 

Ter preguiça de fazer atividade física, ou começar e logo abandonar, ou pagar a academia e ir apenas de vez em quando, é mais comum do que se imagina. E um dos principais motivos que contribuem para isso é a prioridade. Ou melhor, a falta dela. Segundo os educadores físicos, as pessoas que não colocam a atividade física como prioridade tendem a abandonar os exercícios e deixam a “preguiça de malhar hoje” falar mais alto.

“Deveria ser dada à atividade física a mesma importância que se dá a se alimentar durante o dia, ou dormir durante a noite. Infelizmente, não fomos acostumados, desde a infância, a praticar exercícios, o que dificulta ainda mais esse compromisso”, avalia a profissional de educação física e personal trainer Leila Maria dos Santos. Além disso, ela destaca que a rotina diária, com demandas de trabalho, casa e filhos, são fatores que também contribuem para que a atividade física seja colocada em segundo plano.

Outro motivo comum que faz com que as pessoas abandonem a atividade física é praticar uma modalidade que não dê prazer e, claro, o que também não vai dar motivação. E mudar isso é muito importante. “Fazer atividade física não deve ser uma tortura! Ao contrário, tem que ser prazerosa e estimulante. Portanto, fazer o que dá prazer já é um grande estímulo, pois vai proporcionar felicidade e o desejo de continuar fazendo!”, orienta a personal.

 

Mas como se manter motivado?

 

 

 

É importante encontrar estímulo e arrumar formas de fazer atividade física regularmente. Afinal, vários estudos comprovam os importantes benefícios da prática de atividade física para a saúde.

De acordo com a personal trainer, tem 3 “regrinhas” importantes que são fundamentais para ajudar a ter disciplina e estímulo:

Em primeiro lugar: PRIORIZE A ATIVIDADE FÍSICA EM SUA VIDA! Dê a ela a sua real importância. Cuidar de si mesmo garante longevidade, prevenção de doenças, diminuição de compostos medicamentosos, qualidade de vida e saúde!

Em segundo lugar: EXISTEM INÚMERAS FORMAS DE PRATICAR UMA ATIVIDADE FÍSICA, e com certeza, com algumas delas você se identifica. A dica é fugir das “atividades da moda” e procurar algo que dê prazer. Isso, com certeza, vai garantir motivo para você não abandonar a atividade.

Em terceiro lugar: ESTABELEÇA METAS. Quando colocamos objetivos reais a cumprir, a disciplina sempre fala mais alto.

 

Atividade física em grupo

Uma outra dica importante para quem tende a ficar desestimulado é fazer atividade física em grupo. De acordo com a personal trainer, além de ser altamente estimulante, uma vez que, geralmente, os grupos são criados a partir de afinidades, o que acaba incentivando o outro, fazer atividade física em grupo traz outros benefícios importantes, como a troca de experiências, a possibilidade da convivência social, o aumento da motivação, a diversão e o comprometimento que é gerado com o grupo.

 

Os benefícios da atividade física para a saúde

Junto com uma boa alimentação e um noite tranquila de sono, fazer atividade física regularmente é um dos principais “remédios” naturais para uma vida saudável. Veja alguns dos inúmeros benefícios:

 

• Libera serotonina, o que alivia os sintomas da depressão e da ansiedade

• Melhora a imunidade, prevenindo resfriados e desgastes do corpo

• Retarda o processo de envelhecimento

• Desacelera o desenvolvimento da sarcopenia, que é a perda de massa magra por conta do avanço da idade corporal

• Ajuda a combater a hipertensão, o diabetes e a obesidade, fatores de risco para várias doenças

 

 

Leia também:

A prática de exercício é grande aliada da saúde

5 dicas para malhar usando o que tem em casa

Como se manter ativo em home office

Os benefícios da atividade física na terceira idade