Poeira e ácaros aceleram crises alérgicas, principalmente no inverno. Eles se acumulam em tapetes, estofados, colchões e travesseiros

Nessa época do ano se agravam as doenças de inverno e alguns cuidados precisam ser redobrados, como, por exemplo, a limpeza e higienização de tapetes e estofados, que acumulam poeira e ácaros, potentes desencadeadores de crises alérgicas, principalmente rinite, bronquite, asma e dermatite.

Ambientes com crianças e idosos precisam de cuidados redobrados, uma vez que eles têm o sistema imunológico mais frágil, que reduz as defesas para o combate a vírus e bactérias.

Os ácaros, mesmo depois de mortos, se acumulam em poltronas, sofás, colchões, travesseiros, tapetes e também nos bichos de pelúcia - por isso é importante guarda-los no armário, e não deixá-los expostos em prateleiras.

Para evitar o acúmulo de poeira, é importante passar o aspirador, pelo menos duas vezes por semana, incluindo tapetes, estofados e almofadas. E nos tapetes também é indicado passar a vassoura piaçava.

Nas persianas, a limpeza deve ser feita com espanador de pó, ou pano levemente umedecido, pelo menos uma vez por semana. Alguns fabricantes colocam, no processo final de fabricação, uma carga eletrostática que impede que a poeira seja atraída para a tela. E a pouca sujeira que se acumula pode ser facilmente retirada com um espanador.

É possível também encontrar tapetes e estofados que passam por processo de higienização no estágio final de fabricação, o que facilita a limpeza e a manutenção doméstica.

 

Além desses cuidados, outras providências são essenciais:

• Contrate o serviço de uma empresa especializada para limpeza e higienização, ao menos duas vezes por ano;

• A impermeabilização em estofados evita que molhem e acumulem mofo;

• Mantenha a casa arejada e ventilada, e cuide para evitar infiltrações e mofo, principalmente nos quartos. As bactérias ficam concentradas em ambientes fechados;

• Use capa antiácaro no colchão e travesseiros, e troque lençóis, cobertores e fronhas semanalmente;

• Roupas e cobertores, guardados por muito tempo, devem ser imediatamente lavados, ou colocados ao sol por algumas horas antes de serem usados;

• Higienize os brinquedos das crianças frequentemente;

• Use o umidificador de ar quanto o tempo estiver muito seco;

• Não deixe de lavar as mãos constantemente, e evite compartilhar objetos de uso pessoal;

• Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

 

 

Fontes consultadas: Pneumologista Larissa Voss Sadgursky, e TRÍADEE, loja de decoração especializada em tapetes, carpetes e persianas

Saiba mais sobre doenças de inverno