Conheça o poder da yoga e seus benefícios para a saúde, o corpo e a mente

Nascida na Índia, a yoga é uma técnica milenar que tem como objetivo conduzir o ser humano para um caminho de crescimento pessoal e de compreensão interna, em busca de autoconhecimento. A palavra deriva do sânscrito que significa “unir” ou “religar”, no sentido de ligar novamente o ser humano à sua essência através da mente, do corpo e do espírito.

 

Melissa Nogueira, professora de hatha yoga certificada pelo Estúdio Yoga Bahia e pelo Instituto Kaivalyadhama, na Índia, revela que a yoga não é um sistema religioso ou esotérico, mas para praticar é preciso ter uma intenção real e sincera em querer mudar de dentro para fora.

 

“É preciso estar comprometido com o seu bem-estar próprio e de tudo que o rodeia. Os benefícios são diversos e depende das experiências de cada praticante, mas todos sempre são positivos”, afirma a professora.

 

A yoga é indicada para todos – de crianças a idosos -, mas é sempre importante buscar profissionais capacitados que possam adaptar as aulas de acordo com as necessidades de cada um. Se não houver restrição, mas limitações por conta da idade, gestação ou doenças, um profissional habilitado saberá como conduzir, fazendo adaptações ou até mesmo remoções de algumas posturas.

 

Na medicina existem evidências de que a yoga vem contribuindo para o bem estar de muitas pessoas no mundo inteiro, sendo indicada de forma terapêutica para vários problemas de saúde, além de ajudar a combater o estresse, a ansiedade e a depressão.

 

Estudos demonstram que mulheres tiveram melhorias em certas funções corporais, além de aumento do desejo sexual, excitação, satisfação e orgasmo. Na TPM, e durante o período menstrual, a yoga equilibra as emoções, relaxando as tensões e aliviando sintomas de dores de cabeça, inchaço e cólicas.

 

“Quando a mente está mais tranquila, normalmente a pessoa se torna mais feliz e tem tudo para melhorar a sua relação em todos os aspectos”, indica Melissa.

 

 

Dicas para aproveitar melhor os benefícios da yoga:

  1. Escolha uma intenção: Antes de iniciar, determine uma intenção pessoal para manter a sua mente no momento presente.
  2. Ouça o seu corpo: Tudo que reflete no nosso corpo começa antes em algum lugar da mente. Observe cada sensação durante a prática.
  3. Deixe o celular de fora: Não leve o celular para o seu tapete. Respeite o tempo que está se dedicando a você.
  4. Respire: No seu tapete, ou fora dele, não se esqueça de respirar adequadamente. É simples, poderoso e ajuda a manter o equilíbrio e o foco.

 

Existem diversas linhas e estilos diferentes de yoga. Conheça algumas das mais praticadas e difundidas no Brasil

Hatha Yoga - É considerada a yoga clássica. As posturas são básicas e em menor número. Ideal para iniciantes.

Ashtanga yoga - É mais vigorosa e com sequência fixa de posturas interligadas, sem pausas.

Power Yoga - É uma aula dinâmica, com música e posições variadas.

IIengar Yoga - O ponto forte é a permanência nas posturas. A atividade trabalha o alinhamento e é indicada para alunos com restrições de movimentos.

Vinyasa Yoga - É uma sequência de posturas que cria uma meditação em movimento. Tem como principal objetivo alinhar a respiração, com o corpo e com a mente.

Kundalini Yoga - É indicada para quem quer desenvolvimento espiritual. É mais contemplativa e tem ligação com a medicina ayurvédica, energização e equilíbrio dos chacras.

Raja Yoga - É uma das linhas com mais foco no desenvolvimento espiritual. É mais profunda e emocional, ideal para quem já medita.