Hospital Santa Izabel implanta laboratório de função pulmonar e avança no diagnóstico e tratamento das doenças respiratórias

O Hospital Santa Izabel (HSI) agora conta com um bem estruturado Laboratório de Função Pulmonar. Iniciativa conjunta com o Grupo Oncoclínicas, este novo serviço, que já está em funcionamento, reunindo equipe profissional qualificada e equipamentos tecnológicos de ponta, disponibiliza exames precisos para avaliação completa do desempenho pulmonar de pacientes com problemas respiratórios e diagnóstico diferencial de enfermidades relacionadas a diversas especialidades como pneumologia, reumatologia, cardiologia, oncologia e neurologia, entre outras.

O novo laboratório também vai qualificar o acompanhamento de pacientes com tromboembolia e hipertensão pulmonar, além decontribuir no tratamento dos que forem acometidos pelo novo coronavírus, avaliando se houve comprometimento da capacidade pulmonar após a contaminação. Esta é uma questão que vem merecendo atenção dos especialistas, que têm exemplificado algumas sequelas da covid-19, como fadiga e falta de ar prolongados, inflamação dos pulmões e coração e problemas de memória.

Após avaliação médica, o paciente assistido no novo serviço é encaminhado para a realização do exame mais adequado, que vai apurar o diagnóstico e indicar se o tratamento vem proporcionando o resultado esperado. Esta investigação clínica mais completa é feita com o auxílio de exames como a espirometria e a pletismografia, indicados para medir fluxos, volumes e capacidades pulmonares, além da resistência das vias aéreas.

Uma vez identificada qualquer alteração do padrão respiratório estabelecido para cada faixa etária, cabe ao pneumologista uma investigação dos motivos que podem estar levando a este distúrbio, como a possibilidade da ocorrência de asma ou alergias respiratórias, por exemplo.

Dr. Jamocyr Marinho, chefe da Pneumologia do HSI, acrescenta que o cuidado humanizado também será uma marca do novo serviço. "O Hospital Santa Izabel está dando mais um passo decisivo para qualificar a assistência na área de pneumologia, contribuindo de forma expressiva para o avanço da assistência, ensino da Medicina e formação de residentes em clínica médica e pneumologia", afirmou.

Obesidade - O Laboratório de Função Pulmonar também contemplará especialmente pacientes fumantes e obesos a partir de uma avaliação funcional ampla. A obesidade causa alterações respiratórias, as quais não são apenas decorrentes da restrição imposta pela gordura.

"Na grande maioria das vezes, a espirometria de pacientes obesos mostra alteração inespecífica, exigindo a realização de medida de volumes pulmonares e resistência das vias aéreas por pletismografia, para melhor avaliação e definição de qual distúrbio se trata, afirma a pneumologista Larissa Sadigursky, da equipe do Santa Izabel. "Caso haja evidência de determinadas alterações funcionais, e, se o paciente for candidato à cirurgia bariátrica, ele certamente se beneficiará de um preparo pré-operatório, que reduzirá o risco de bronco espasmo durante o procedimento", completou a especialista.

O agendamento é feito pela Central de Marcação, que pode ser contatada pelos telefones (71) 2203-8100 e (71) 9 8188-3380.

 

Fonte: Hospital Santa Izabel