Veja os benefícios que o consumo de água traz para sua vida

A chegada do outono é marcada por algumas datas importantes, entre elas o Dia Mundial da Água. A data foi escolhida para marcar e simbolizar a conscientização do uso, consumo e preservação desse bem tão precioso, que precisamos celebrar todos os dias, afinal, a água essencial para a vida em todos sentidos.

Com a colaboração das endocrinologistas Patrícia Salles e Fernanda Salles Reis, destacamos aqui o consumo ideal, os benefícios e os problemas que a falta de ingestão de água pode trazer para nosso corpo. Seu consumo é fundamental para o funcionamento das células e essencial para o pleno funcionamento do nosso organismo.

Ingestão ideal de água - De maneira geral, o consumo diário ideal de água deve ser o de dois litros para as mulheres e dois litros e meio para os homens, mas no verão, ou nos dias mais quentes, o organismo perde mais água e o consumo deve ser maior, para regular a temperatura corporal.

“O suor, que incomoda tanta gente, é importante para isso. É um mecanismo do organismo para resfriar o corpo e manter a temperatura corporal estável”, orienta Patrícia.

Sensação de sede - A sensação de sede é um mecanismo do organismo para prevenir a desidratação, então é importante beber água mesmo se não estiver com sede. Manter a ingestão diária de água é importante.

Sinais de desidratação – Os principais sinais de desidratação são ressecamento da pele e cabelo, boca seca, hipotensão (queda de pressão), fadiga, fraqueza, surgimento de câimbras, escurecimento da urina, redução do volume urinário, e aumento da sede.

Desidratação nos idosos - A prevalência da desidratação nos adultos varia de 16 a 28%, acometendo principalmente os idosos e pode ser a causa de algumas ocorrências como fadiga, alteração da cognição, tonturas frequentes, delirium, constipação, disfunções renais e dor de cabeça.

“Na medida em que envelhecemos perdemos o mecanismo de sentir sede, por isso é importante observar e estimular o consumo de água nos idosos”, orienta Fernanda.

Consumir alimentos ricos em água – Na verdade todos os alimentos contêm água e aproximadamente 20% da água que consumimos vem da alimentação. Mas algumas frutas, verduras e legumes concentram mais água que outros alimentos por isso é tão importante seu consumo. Os mais ricos em água são: melancia, laranja, abacaxi, melão, pêssego, pepino, alface, couve-flor, espinafre, brócolis, pimentão verde, tomate, dentre vários outros.

 

 

Benefícios do consumo de água para o organismo – O consumo de água traz inúmeros benefícios para o organismo, desde a prevenção de algumas doenças a benefícios estéticos. Dentre os inúmeros benefícios, destacamos 10 motivos para você levar a sério o consumo diário de água:

  1. Regula a temperatura corporal;
  2. Combate acne, estrias e celulites;
  3. Melhora a aparência e a elasticidade da pele além de dar mais vitalidade ao cabelo;
  4. Ajuda na formação da massa muscular;
  5. Melhora o funcionamento dos rins;
  6. Facilita a digestão;
  7. Diminui o inchaço;
  8. Melhora circulação sanguínea;
  9. Ajuda a emagrecer;
  10. Desintoxica o organismo