Vai de bike indoor? Saiba o quanto essa atividade traz de benefícios

Criado nos Estados Unidos na década de 1990, o ciclismo indoor atrai cada vez mais adeptos para as atividades de pedaladas em ambientes fechados.  E modalidade bike indoor é uma das mais procuradas no Brasil, atraindo para as academias especializadas mais de 900 mil pessoas que praticam a atividade semanalmente.

O bike indoor apresenta diferentes níveis de força, intensidade e ritmo, permitindo simulação em estradas, viagens e travessias, sempre acompanhada de músicas que variam conforme a velocidade das pedaladas, o que deixa as aulas estimulantes e divertidas.

As aulas são divididas para atender os principais objetivos fisiológicos utilizados no treinamento de rua, como Endurance, Resistência de Força e Intervalados (aeróbios, anaeróbios e mistos) e por esse motivo é bastante procurada por atletas, conforme explica Ruca Guerreiro, coach e personal trainer da Fitbike, um dos maiores estúdios de bike indoor de Salvador.

“Os atletas preferem aulas mais técnicas, com níveis de alto desempenho que mostram gráficos, ranking, disputa, cadência e potência. Mas a atividade tem vários níveis, para todo tipo de perfil, objetivo e idade”, esclarece o treinador.

Dentre os principais benefícios do bike indoor se destacam

• Fortalecimento do sistema cardiovascular e respiratório

• Enrijecimento da musculatura das pernas e dos glúteos

• Muita queima de calorias – é possível perder de 800 a 1.200 calorias em uma aula de 60 minutos

• Tonificação dos músculos, principalmente quando praticada com halteres

• e como toda atividade física, alivia o estresse e proporciona bem-estar

A maratonista baiana Silvia Jordan, acostumada a competir em corridas de rua, trilhas e Bike MTB descobriu a atividade há dois anos e hoje a considera fundamental para auxiliar no seu condicionamento físico. 

“Como participo de competições com modalidades diferentes, meu treinamento tem que ser intenso e bastante direcionado, e o bike indoor me auxilia bastante nessas performances, ajudando no ganho de resistência física”, explica a atleta.