Som alto durante o carnaval pode causar lesão auditiva

O folião que não dispensa curtir o trio elétrico de perto precisa saber que nem tudo é motivo de alegria: a exposição a um volume de som elevado por longo tempo pode causar lesões auditivas temporárias ou irreversíveis. De acordo com a otorrinolaringologista Maria Ivonilda Gonzalez, o ouvido humano tem o limite de suportar até 75 decibéis. “Imagine que o som do trio pode chegar a 110 decibéis, volume altamente prejudicial à audição, agravado pela exposição constante, durante horas”, alerta a especialista.

A médica baiana diz que a paixão pela folia pode ser desfrutada de maneira mais saudável. “É recomendável manter uma distância de alguns metros afastado das caixas de som para preservar a função auditiva”, sinaliza. Para ela, a situação se agrava para os músicos e para o pessoal da equipe de apoio dos blocos e camarotes, sujeitos a longo tempo de exposição a um som ensurdecedor. “O ideal é que seja evitado o risco de dano ocupacional causado pelo ruído em volume muito elevado, com a utilização do protetor auricular”, complementa.

Segundo a especialista, um dos primeiros sinais do ouvido afetado pela sonoridade em alta potência é a sensação de zumbido no ouvido. A perda auditiva acontece gradualmente, mas pode ser impactada e atingir camadas mais profundas do ouvido por sons estridentes, como a sonoridade da guitarra ou a explosão de uma bomba. “O melhor é manter um distanciamento adequado, que não cause impacto ao ouvido, da fonte sonora em alto volume”, recomenda a médica otorrino.