Por que os probióticos são importantes para nossa saúde

Nosso sistema digestivo é colonizado por bactérias benéficas que exercem um papel fundamental na saúde do trato intestinal. Quando essas bactérias são destruídas – por exemplo, depois de um longo tratamento com antibióticos fortes – as bactérias potencialmente nocivas podem se multiplicar, resultando em problemas digestivos e doenças. É aí que entram os probióticos, para garantir quantidade suficiente de bactérias benéficas.

Os probióticos são os microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem bene­fícios à saúde. Podem ser utilizados apenas com o objetivo em equilíbrio a microbiota intestinal, como também para auxiliar em algum quadro patológico. Geralmente são vendidos como suplementos alimentares, mas podem ser encontrados em alguns alimentos fermentados. E pode ser utilizado em qualquer ciclo da vida (gestantes, lactantes, crianças, adultos e idosos).

 

Quando usar

Existe uma ampla gama de produtos probióticos disponíveis em mercado, drogarias ou farmácias de manipulação, mas  seu uso vai depender de alguns fatores clínicos ou do motivo que se faz necessário, por isso precisa ser orientado por um profissional capacitado, como nutricionista ou médico gastroenterologista.

O nutricionista Matheus Sobral, especialista em terapia nutricional e fitoterapia, alerta que o uso de probióticos de forma isolada pode não ser favorável e não demonstrar resultados significativos, já que seu uso está associado a um plano alimentar adequado de acordo com o ciclo de vida, hábitos, cultura, padrão de atividade física e quadro clínico. “Além disso, é preciso muito cuidado na escolha de produtos como iogurtes e leites fermentados, que, embora possuam probióticos em sua formulação, na composição também trazem açúcares, conservantes, aromatizantes e outras substâncias que não favorecem a manutenção ou tratamento da microbiota intestinal saudável, o que vai de encontro à proposta adequada da utilização de probióticos”.

 

 

Estudos e evidências científicas indicam que o uso de probióticos é especialmente indicado para:

• Prevenção do câncer colorretal

• Tratamento e prevenção da diarreia

• Constipação funcional (prisão de ventre)

• Prevenção da diarreia associada ao uso de antibióticos

• Auxilia na erradicação da bactéria helicobacter pylori, que está presente no estômago e pode desencadear gastrite

• Doença inflamatória intestinal (DII)

• Prevenção de infecções sistêmicas

• Auxilia no tratamento para redução de gordura no fígado

• Tratamento da cólica em bebês

 

Alimentos

Alimentos probióticos são os que contêm microrganismos benéficos para o corpo. São também chamados de alimentos fermentados como, por exemplo, iogurtes, chucrute, kimchee, kombucha, kefir, gengibre em conserva, pepino em conserva, beterraba fermentada, dentre outros.

 


Diferença entre probiótico e prebiótico

Os probióticos são microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal produzindo efeitos benéficos à saúde.

Os prebióticos são componentes alimentares não digeríveis que afetam positivamente as bactérias benéficas. São encontrados na banana, cebola, alcachofra, cereais integrais, e em alguns leites e fórmulas lácteas, e também na forma de sachês e cápsulas.

“Para resumir, os probióticos são as bactérias benéficas do nosso organismo, e os prebióticos são as fibras utilizadas por essas bactérias”, esclarece Matheus.

 

Leia também:

Prisão de ventre: saiba as causas e como evitar

Chás digestivos: os benefícios e os cuidados no consumo

Alimentos funcionais e como ajudam nossa saúde

Os benefícios dos cereais integrais