Dicas para enfrentar o calor do Verão

Os baianos enfrentam o período mais quente e seco do ano, com sensação térmica de 39ºC nos dias mais ensolarados, de acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia na Bahia. É verão em Salvador, com a alegria da época da temporada de festas associada ao calor extremo. Alguns dicas e cuidados ajudam a enfrentar o período de altas temperaturas. Reunimos algumas informações úteis, amplamente divulgadas por profissionais de saúde, para você e sua família.

Hidratação

Quando a sede dá sinal é uma indicação que o organismo está sofrendo com falta de água. Para evitar a desidratação, é recomendável beber água aos poucos durante o dia. Observe a coloração da urina: o ideal é que esteja quase transparente e se estiver escura e com odor forte, você está bebendo pouca água. A medida de consumo adequada é de aproximadamente 35 ml por quilo de peso, ao longo do dia.

 

 

Atividade física

Durante a atividade física, o corpo se desidrata e perde muito sódio e potássio. Por isso, deve-se ingerir líquidos como água antes, durante e depois de praticar atividade física. A água não só controla a temperatura corporal, como é benéfica para o sistema circulatório.

 

 

Proteja-se do sol 

Use sempre protetor solar para se proteger dos raios nocivos à pele. Escolha horários em que o sol estiver menos intenso para fazer caminhadas ou se exercitar, evitando o período das 10 às 16 horas. A exposição excessiva ao sol pode causar queimaduras, insolação e hipertermia, que leva a reações como convulsão e desmaio. Portanto, é indispensável proteger-se do sol intenso.

 

 

Alimentação saudável

Ao contrário do que acontece no inverno, no verão o corpo precisa de menor quantidade de energia, por isso alimentos ricos em calorias devem ser evitados. Dê preferência às verduras, legumes e folhosos, pois são alimentos pouco calóricos e cheios de vitaminas e minerais. Couve, brócolis, ervilhas, são fontes de luteína e zeaxantina, que reforçam a proteção da pele contra os raios ultravioletas. Capriche no consumo de frutas ricas em vitamina C e betacaroteno, com efeito antioxidante benéfico para atenuar os danos causados pela excessiva formação de radicais livres, por meio da exposição solar.  Inclua na lista de consumo frutas como manga, mamão, goiaba, laranja,  melão, melancia e morango, entre outras.