Até que ponto é normal sentir formigamento nas mãos, braços e pés?

Especialista esclarece os sinais de alerta, que podem indicar desde neuropatia diabética, a patologias cardíacas e neurológicas

 

Sentir formigamento em mãos, braços, pernas e pés é uma sensação comum, que pode representar desde situações rotineiras (como a perna formigar após um longo período sentado), até um sinal de alarme, quando o formigamento piora a cada dia.

De acordo com o neurologista Thiago Fukuda, professor de Medicina da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e coordenador médico do CEDONI (Centro de Esclerose Múltipla e Doenças Neuroimunológicas do Hospital Santa Izabel), em algumas circunstâncias, quando o formigamento é persistente em uma perna, ou mesmo nas duas pernas, e subindo para a região do abdômen, ou está associado a dificuldade de urinar, deve ser imediatamente investigado. “Pode indicar algumas doenças, como a esclerose múltipla que, inclusive, atinge também pacientes mais jovens e, principalmente, mulheres”.

Mas ele alerta que em pessoas mais jovens, o formigamento e dormência estão mais associados a situações benignas, como ficar muito tempo ajoelhado, dormir em cima do braço, ou antes de uma crise de enxaqueca, ou mesmo após uma anestesia para um procedimento dentário.

 

Outros sinais de alerta

O neurologista destaca que algumas vezes os formigamentos podem sugerir um alerta maior, principalmente em pessoas mais velhas e com hipertensão e colesterol alto, ou altos níveis de açúcar no sangue, o que pode indicar neuropatia diabética.

Além disso, formigamentos que ocorrem de uma hora para outra, ou em metade do corpo, podem indicar patologias neurológicas, como o AVC. Da mesma forma, formigamento na região do peito, indo para braço esquerdo ou região da mandíbula, pode sugerir patologias cardíacas. Por isso, é importante consultar um médico o quanto antes, caso esses sintomas se apresentem.

 

 

Outros fatores que podem gerar formigamento:

• Alergia medicamentosa, junto com um avermelhamento na pele

• Crise de enxaqueca, que pode dar formigamento nas mãos

• Trabalhar muito tempo com digitação pode dar formigamento nas mãos, com dor e fraqueza em decorrência da síndrome do túnel do carpo (dormência e formigamento causados por um nervo comprimido no punho)

• Problemas emocionais, principalmente associados a ansiedade, que podem gerar formigamento e dormência e, geralmente, vem associado a uma sensação de preocupação, medo, palpitações e, às vezes, tremor.

“Mas antes de considerar apenas como sintomas emocionais é sempre importante procurar um médico para avaliar”, orienta Dr. Fukuda.

 

Leia também

Viver mais e com saúde: saiba como