A necessidade faz o chef: médicos que cozinham

Cozinhar pode ser um ato de amor, às vezes por si mesmo. E da necessidade de se alimentar podem nascer grandes cozinheiros! O ultrassonografista intervencionista Álvaro Fernando que o diga. Ele saiu da cidade de Riacho de Santana, no interior da Bahia, para morar e estudar medicina em Salvador. “Comecei a cozinhar por pura necessidade. Morando sozinho, tinha que inventar alguma coisa para comer. Aí a coisa foi crescendo, comecei a me interessar por outras receitas”, relata.

Não foi diferente com o radiologista Marcelo Araújo, que aprendeu a colocar a mão na massa quando fazia residência no Rio de Janeiro. “Era uma fase de pouco dinheiro no bolso, o que me fez buscar receitas para fazer em casa, diminuindo o custo de vida”, conta.

Numa época em que a internet não era acessível para todos, encontrar as receitas não era algo simples. Querendo surpreender as namoradas da época, Dr. Álvaro buscava o ‘passo a passo’ em revistas masculinas, jornais e, principalmente, nas embalagens dos produtos vendidos no mercado. “Comecei a procurar receitas para não passar fome, mas quando percebi já estava em busca de preparos para agradar a namorada. Levava ela pra casa e fazia algo para deixá-la feliz”, confessa o ultrassonografista.

Já Dr. Marcelo inventava receitas, que foram elogiadas pelos amigos e, a partir daí, passou a comprar revistas especializadas para aumentar o cardápio.

Erros e acertos

Ambos confessam que não faltam situações hilárias nessa trajetória gastronômica, com diversas tentativas frustradas para concluir uma receita. “Quando a gente gosta, tenta melhorar. A primeira sai uma porcaria, você localiza os erros, ajeita e acabam saindo alguns pratos bem legais, elegantes e saborosos”, incentiva o radiologista.

O prato mais famoso de Dr. Álvaro entre os amigos nasceu após uma sequência de equívocos. A macarronada com camarões (ver receita no final) foi vista inicialmente em uma embalagem de creme de leite e tinha o objetivo de ser uma carbonara. “Ela sempre fica gostosa e geralmente não sobra nada. É uma coisa de louco”, brinca Dr. Álvaro.

Dr. Marcelo acredita que cozinhar não exige só técnica, mas também sensibilidade e paladar aguçados. “A comida não só enche a barriga, como estimula os sentidos. Você sente o gosto, o cheiro agradável... e ainda harmoniza o prato com a bebida certa, geralmente um vinho. É como você estudar diversas ciências no mesmo laboratório”, explica.

Quanta exigência!

Mesmo sendo os ‘chefs’ oficiais dos eventos em família e com amigos, os médicos admitem que ainda têm dificuldades na confecção de alguns pratos. Dr. Marcelo revela que seu preparo mais sofrível foi um magret du canard, receita típica da culinária francesa preparado com peito de pato) com molho de frutas vermelhas.  Já com Álvaro, a maior dificuldade também foi com um prato francês: o boeuf bourguignon (carne de vaca guisada em vinho tinto).

Apesar da complexidade e dos erros, o ultrassonografista não foge da raia e adora se aventurar em pratos exóticos. “Claro que faço as comidas tradicionais, como feijoada, que não tem segredo. Porém, sou apaixonado por receitas diferentes. Já fiz uma barriga de porco com especiarias indianas e língua de boi ao molho madeira”, gaba-se.

Macarronada

Ingredientes:

500 g de espaguete

700 g de camarão sem casca (filé)

azeite doce a gosto

4 dentes  de alho picados

2 cebolas grandes picadas

Sal a gosto

200g de bacon picado

3 colheres (sopa) de manteiga

300 g de creme de leite

150 g de queijo parmesão ralado

Preparo:

- Lave o camarão e deixe no escorredor para ficar o mais enxuto possível.

- Coloque o macarrão para cozinhar em água fervente com um fio de azeite e sal a gosto.

- Enquanto o macarrão cozinha, coloque numa panela o azeite e o bacon e deixe dourar mexendo sempre. Junte a manteiga, o alho e a cebola mexendo sempre até cozinhar a cebola. Retire a panela do fogo e reserve.

- Escorra o macarrão no ponto ideal. Adicione azeite doce generosamente envolvendo toda a massa, reserve.

- Retorne a panela com o molho ao fogo alto. Quando bem quente, adicione os camarões. Atenção: assim que ele estiver chegando ao ponto junte o creme de leite mexendo sempre para não ferver. Adicione o queijo parmesão, corrija o sal e junte o macarrão, incorporando o molho à massa.

- Sirva numa travessa ou em pratos individuais.

Dica do chef: Numa frigideira em separado, frite em azeite, manteiga e alho uma porção de camarões para decorar sua macarronada ou os pratos, caso sirva individualmente. Sempre dispor do parmesão ralado para servir a gosto sobre o prato!